domingo, 8 de junho de 2008

QUARTA CULTURAL: JOGO DE CENA

Início de ano em Brasília parece uma loucura. Chuva, engarrafamento, IPVA, IPTU e contas mil. O melhor mesmo é tentar relaxar, dar boas gargalhadas e esquecer um pouco de tudo. Permita-se uma travessura, saia da rotina

Por Biah Gasparotto

No dia 30 de abril, às 20h30, o Teatro da Caixa Econômica Federal (CEF) apresentará mais uma edição do Jogo de Cena, um show room de produções brasilienses. Em duas horas, artistas plásticos, dançarinos, músicos e atores dividem o palco desse grande espetáculo. Os apresentadores Welder Rodrigues e Ricardo Pipo relembram e contam estórias e metáforas que ilustram o comportamento humano, relações entre pessoas e diversas situações que arrancam muitas gargalhadas da platéia.

Mas quem avisa, amigo é! Chegar atrasado e não estar na mira dos humoristas é um tanto quanto impossível. Não adianta tentar passar despercebido, você será o primeiro a participar da brincadeira. Sabe aquele ditado “falem mal, mas falem de mim”, então, Welder e Pipo são assim, eles não perdoam.

Durante toda a programação, os apresentadores escolhem a dedo as pessoas que irão participar das brincadeiras e tarefas cênicas. O mais engraçado ou a pior performance ganha ingressos para peças em cartaz, camisetas do Jogo de Cena e brindes da CEF. Na ultima edição, o palco foi dominado pelo universo feminino, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Se comparado aos anteriores, o próximo espetáculo promete ser uma ótima opção de lazer e entretenimento.

Apresentadores

Em 1987, Welder & Pipo começaram a aparecer no cenário artístico de Brasília com suas participações no quadro Desafio da Noite do Jogo de Cena. Em 1989, ajudaram a fundar o grupo A Culpa é da Mãe, o qual deu origem ao grupo Os Melhores do Mundo, onde se destacam, ajudando a criar as comédias que têm levado o grupo ao sucesso. Hoje intercalam suas atividades entre as temporadas do grupo em São Paulo e o Jogo de Cena.

História

Foi em agosto de 1985, que um grupo de atores, produtores e pensadores culturais da cidade, preocupados com a falta de espaço para apresentação de produções e ausência de incentivos para a área, decidiu inventar um espetáculo que permitisse a participação de todos os criadores. Foi assim que, a atriz Cristina Borracha subiu ao palco do Teatro Galpãozinho, hoje conhecido como Espaço Cultural Renato Russo, e abriu a primeira apresentação do Jogo de Cena.

Nos mais de 150 programas realizados ao longo dos anos, várias personalidades se destacaram, entre eles, Câssia Eller, Marcelo Saback, Os Raimundos, Paletó & Gravata, Os Melhores do Mundo, Hugo Rodas, Irmãos Guimarães, Sônia Paiva, etc. O Jogo de Cena é mais do que uma feira cultural, é um espaço que desperta a potencialidade de muitos artistas. E lá se vão 20 e tantos anos...

Serviço

Jogo de Cena Dia 30 de abril, às 20h30
Teatro da Caixa - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa. Recepção: 3206-9448 / Administração 3206-9450/ Bilheteria: 3206-6456. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para estudantes, funcionários da CAIXA e doadores de 1kg de alimentos não perecíveis). Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Nenhum comentário: