domingo, 8 de junho de 2008

SOLENIDADE DE POSSE MARCA A HISTÓRIA DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA

Governador Arruda assina Termo de Posse e nomeia novos presidentes, vice-presidentes, diretores e secretários de segurança das regiões administrativas do DF e do Entorno
Por Biah Gasparotto


O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, assinou na quinta-feira, dia 6 de dezembro de 2007, o Termo de Posse dos 47 membros que compõem a nova diretoria dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). A solenidade, que aconteceu no auditório do Palácio do Buriti, em Brasília, contou com a participação de aproximadamente 450 convidados. O vice-governador Paulo Octávio, parlamentares, líderes comunitários, prefeitos, moradores e membros de diversos órgãos ligados às áreas de Patrimônio, Saúde, Comércio, Segurança e Cultura de Brasília prestigiaram o ato.

A solenidade de posse marca para sempre a história dos Conselhos Comunitários de Segurança, importantes entidades de cooperação voluntária que constituem canal privilegiado entre os órgãos do governo e a comunidade para o direcionamento de ações preventivas à violência e à criminalidade. Desde 2000, esta foi de fato a primeira eleição que houve a participação da comunidade para escolha dos seus representantes junto aos segmentos de segurança pública e defesa social.

O presidente do Conseg de Brasília Saulo Santiago iniciou o discurso agradecendo o apoio e dedicação de todos os líderes comunitários que abdicam seu tempo familiar e profissional para trabalhar em prol da segurança da comunidade e do patrimônio público da Capital. "Cada um de nós possui dentro de nós a chama sagrada do serviço voluntário. Cada um de nós possui sua capacidade peculiar de liderança e de engenharia social para construir pontes de entendimentos entre as comunidades que representam e os membros governamentais. O reconhecimento das autoridades públicas e da população serve de estímulo para o nosso trabalho”, afirma Saulo.

Em seguida, o governador Arruda entregou o diploma simbólico para cada um dos presidentes dos Consegs como gesto de apreço e de respeito. “Eu penso que Brasília, nesta área de segurança pública é um exemplo para o Brasil, pois possuímos a melhor polícia civil e militar honesta, com remuneração digna e sem o câncer da corrupção. Infelizmente, por outro lado, de acordo com os dados do IBGE, Brasília tem crescido muito e possui a maior desigualdade social, primeiro ponto relacionado com a violência. Em segundo, a região do entorno, embora pertencente ao Estado de Goiás, revela indicadores sócio-econômicos ruins. É nesse momento, que valorizamos a participação efetiva e responsável dos Conselhos no planejamento de segurança pública, ouvindo a comunidade e encaminhando os pleitos para os órgãos responsáveis”, homenageia Arruda.

Aproveitando a oportunidade, o governador relembrou que todas as providências tomadas durante o ano de 2007 resultou em saldo positivo para recomeçar as obras inacabadas – hospital de Santa Maria, metrô da Ceilândia, Centro de Convenções e DF 05. “Estamos governando com responsabilidade, pois não queremos que Brasília repita o mesmo erro do Rio de Janeiro, que sofre com a ocupação indisciplinada do solo, favela para todos os lados, desemprego, violência e drogas. Terminamos o ano de 2007 felizes, passamos um plantio difícil, agora é tempo de colher o resultado de uma ação responsável. Com a chegada do Natal, desejo que 2008 seja repleto de paz, saúde e amos. Espero que juntos possamos concretizar todos os nossos sonhos”.

Nenhum comentário: